O Facebook e o Adblock Plus têm sido os intervenientes de uma luta sobre publicidade que promete não ter um fim próximo. Se, por um lado, a rede social ganha dinheiro em mostrar publicidade aos utilizadores, a ferramenta Adblock Plus ganha em ‘esconder’ essa mesma publicidade aos seus clientes.
Na última semana, o Facebook alterou as definições para que o Adblock Plus não conseguisse bloquear a publicidade que aparece no feed da rede social. Isto porque a publicidade é o ganha-pão da empresa de Mark Zuckerberg.
De acordo com a BBC, que cita o diretor de publicidade do Facebook, a atualização do Adblock Plus bloqueava também posts de amigos e de outras páginas.
Estas alterações [do Adblock Plus] não bloqueiam apenas a publicidade, mas também os posts de amigos e de outras páginas”, justificou Andrew Bosworth.
O Adblock Plus cria algoritmos que bloqueiam os anúncios publicitários. No entanto, o Facebook fez uns ajustes que enganam aquele software, fazendo parecer que a publicidade é um ‘post normal’ da rede social.
Depressa o Adblock Plus reagiu, detetando essa mesma publicidade e ‘escondendo-a’.
Em comunicado, o Facebook explicou que o objetivo da rede social é que sejam os próprios utilizadores a decidir se querem ou não receber publicidade.
Bloqueadores de publicidade são instrumentos grosseiros e, por isso, nós concentramo-nos em construir ferramentas como, por exemplo, as preferências de anúncios, para colocar o controlo nas mãos das pessoas."