Cientistas portugueses descobrem uma utilidade para as ondas do mar - TVI

Cientistas portugueses descobrem uma utilidade para as ondas do mar

Mau tempo

Novo dispositivo, com assinatura da Universidade do Porto, transforma energia potencial das ondas em energia elétrica

Um novo dispositivo para aproveitar a energia potencial criada pelas ondas do mar e transformá-la em energia elétrica foi desenvolvido por investigadores da Universidade do Porto.

"O Sea-wave Slot-cone Generator (SSG) é um dispositivo de aproveitamento da energia das ondas marítimas por galgamento (fenómeno caracterizado pelo transporte de massa de água sobre o seu coroamento), constituído por um ou mais reservatórios sobrepostos, nos quais é temporariamente armazenada a água do mar", explicou à Lusa a equipa de investigação.

Durante o estudo, verificou-se que a utilização de concentradores que permitem capturar uma maior frente da onda incidente e, consequentemente, aumentar o volume de água que atinge os reservatórios superiores por "galgamento", duplica a energia produzida anualmente, em comparação com a tecnologia base.

Este dispositivo SSG pode ser instalado em quebramares portuários e em estruturas costeiras tradicionais, originando estruturas multifuncionais e possibilitando a repartição dos custos totais da intervenção pela própria estrutura e pelo dispositivo.

Por outro lado, segundo os investigadores, o desempenho hidráulico à reflexão dessas estruturas pode também ser melhorado pelo facto de o dispositivo introduzido destinar-se a absorver a energia das ondas incidentes, minimizando a energia refletida.

A proximidade a terra faz com que não seja necessário dispor de um extenso, e geralmente dispendioso, cabo elétrico submarino de ligação à rede elétrica, acrescentaram.

Para além disso, a aplicação em obras de abrigo portuário torna essas infraestruturas mais sustentáveis, podendo a energia renovável produzida pelas ondas ser utilizada para alimentar os consumos internos do próprio porto.

A investigação contou com a participação dos investigadores Pedro Oliveira, da FEUP, Francisco Taveira-Pinto e Paulo Rosa-Santos, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), e Tiago Morais, do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI).

Tinha como objetivo identificar tecnologias de aproveitamento da energia das ondas que pudessem ser incorporadas em estruturas costeiras e portuárias, estudar o seu funcionamento e definir a mais adequada para uma aplicação no norte de Portugal.

O Estudo "Experimental evaluation of the effect of wave focusing walls on the performance of the Sea-wave Slot-cone Generator" foi publicado na revista científica Energy Conversion and Management.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE