Chama-se "Deep Nostalgia" e é o novo serviço que está a dar que falar nas redes sociais, em todo mundo, e tudo porque usa Inteligência Artificial (IA) para "dar vida" a fotografias antigas (assim como a mais recentes).

Os requisitos são ter uma fotografia com um rosto humano e esperar os resultados mais engraçados ou perturbadores.

Esta função da plataforma "MyHeritage" tem vindo a conquistar os internautas nos últimos dias, com milhares de utilizadores a explorarem as possibilidades que este serviço oferece em fotografias antigas

Esta aplicação está disponível para utilizadores de dispositivos Android e iOS (iPhone e iPad), assim como no site para computador da "MyHeritage". O serviço é gratuito e requer a criação de um perfil de utilizador, que pode ser criado através de uma conta Google ou Facebook.

A aplicação oferece 10 possibilidades de estilo de movimento e animação e anima qualquer fotografia ou estátua que seja uma representação fiel de um rosto humano.

As possibilidades do programa já estão a ser canalizadas para o mais diverso tipo de experiências e os resultados estão a ser partilhados, em larga escala, no twitter. Há quem "anime" as fotografias de familiares falecidos, assim como de figuras histórias, ou até da famosa estátua de Cristiano Ronaldo

Diogo Assunção