Está iminente o surgimento de um dos maiores icebergues de sempre - TVI

Está iminente o surgimento de um dos maiores icebergues de sempre

Imagens registadas em dezembro mostram extensão da fenda

Fenda na plataforma de gelo Larsen C, na Antártida, aumentou mais 16 quilómetros, totalizando 200 de extensão. Está agora presa por apenas 14 quilómetros

Os cientistas acreditam que está iminente o surgimento de um dos maiores icebergues de sempre, o Larsen C, cuja fenda aumentou mais 16 quilómetros nos últimos dias, totalizando já 200 de extensão.

Entre 25 e 31 de maio registou-se o maior avanço desde dezembro, foi anunciado. Isto significa que, agora, apenas 13 quilómetros impedem que a plataforma de gelo da Antártida com 5.000 km2 (o equivalente a 500 mil campos de futebol) se desprenda do continente.

A fenda propagou-se por mais 16 quilómetros, com uma viragem significativa para o seu fim, movendo a ponta para a frente do bloco”, descreveu o investigador da Universidade de Swansea, no País de Gales, Adrian Luckman, instituição que monitoriza a fenda por satélite.

“A formação do icebergue pode agora estar para muito breve”, disse, ainda, em declarações à BBC News, nesta quinta-feira, admitindo, porém, que “não há certezas”.

A fenda está a ser seguida de perto pelo satélite europeu Sentinel-1, que só no final de maio voltou a registar atividade, depois de um crescimento estacionário desde janeiro.

Quando o icebergue se soltar, perderá mais de 10% da sua área, afetando, ainda, a configuração da Antártida, que ficará menos estável.

 

Continue a ler esta notícia