Para criar uma montagem, o processo é simples: o utilizador pode selecionar até nove imagens que tenha no telemóvel. Depois, tem de escolher um dos dez «templates» disponíveis. Para personalizar a montagem, cada um pode arrastar e soltar as imagens onde desejar e fazer «zoom» ou espelhar as fotos.
A aplicação disponibiliza ainda uma função de «Photo Booth», que utiliza a câmara frontal para tirar quatro fotografias numa sucessão rápida.
Apesar de ser uma aplicação do Instagram, as colagens podem ser partilhadas no Facebook, no Snapchat e até no Fllipboard e no Slack.
A nova aplicação surge com o intuito de fidelizar utilizadores e de reduzir o recurso a aplicações concorrentes. Segundo o Instagram, uma em cada cinco pessoas registadas na rede social utilizava até agora aplicações da concorrência para fazer montagens de imagens.
A «Layout» é a segunda aplicação lançada pelo Instagram. «Hyperlapse» foi a primeira e permite aos utilizadores criar vídeos em time-lapse, uma técnica que reduz a frequência de cada fotograma por segundo, fazendo por isso o tempo correr mais depressa.
Joshua Dickens, designer do Instagram, justifica o lançamento de aplicações independentes em vez de incorporar novas funções na aplicação principal: «Queremos manter a app. Instagram simples e fácil de utilizar. Adicionar um conjunto de novas funcionalidades pode torná-la muito complexa».
A «Layout» já está disponível para iOS e a versão para Android será lançada nos próximos meses.
Na App. Store, através de uma pesquisa, não é possível encontrar a aplicação. Ainda assim, o Instagram deixou na página oficial de Facebook um link direto para o download da «Layout».