Uma aplicação que avalia risco de acidentes na estrada - TVI

Uma aplicação que avalia risco de acidentes na estrada

Acidente

Chama-se precisamente "Risco sobre rodas" e foi desenvolvida por estudantes da Universidade de Aveiro

Relacionados
Um grupo de estudantes da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu uma aplicação para smartphones que permite aos condutores saberem, “em tempo real”, qual o risco de terem um acidente.

A aplicação conjuga “ao segundo” dezenas de fatores, como a idade do condutor, as horas de descanso, a velocidade a que segue, o tipo de veículo, as condições meteorológicas ou o histórico de acidentes em cada metro da estrada em que conduz.

Pensado e criado por seis estudantes do 3.º ano do curso de Engenharia de Computadores e Telemática do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), o “Risco Sobre Rodas”, nome dado à aplicação que é de utilização gratuita, informa o condutor sobre o nível de risco a que está exposto, numa escala de zero a 100 e através de cores: a verde representa um risco baixo, a amarela corresponde a um risco médio e a vermelha a um risco elevado.


"Risco sobre rodas"


Para ajudar a consciencializar o condutor de que está num contexto de risco elevado, ou seja, na passagem de amarelo para vermelho, a aplicação emite ainda um som de alerta e evitar imagens como esta. 


Fonte: Reuters

“Os fatores considerados para o cálculo do risco são não só intrínsecos ao utilizador como externos”, explica João Santos, um dos estudantes que criou a aplicação, juntamente com João Flora, Duarte Horta, Sara Loureiro, Ana Rodrigues e Ana Madalena Barbosa.

No que diz respeito ao condutor, a aplicação tem em conta dados como o sexo, a idade, eventuais problemas de visão, ou o número de horas que trabalhou e dormiu.

Já quanto aos fatores externos, o “Risco Sobre Rodas” analisa dados como a velocidade, o tipo de veículo, as condições meteorológicas, o histórico de acidentes dos locais de circulação, acidentes que existam nas proximidades e estatísticas temporais e espaciais dos últimos anos de acidentes nas estradas portuguesas.

Para instalar a aplicação basta ir à Play Store da Google, ou consultar este endereço.

Para além da aplicação móvel, os estudantes desenvolveram ainda um site que permite ao utilizador ver o seu histórico de viagens, incluindo mapas dos trajetos dos percursos já realizados, com as cores associadas ao risco a que esteve exposto.

 
Continue a ler esta notícia

Relacionados