2015 pode ser o ano mais quente de sempre - TVI

2015 pode ser o ano mais quente de sempre

Origem do aquecimento não será responsabilidade humana(reprodução de greenpeace)

A OMM ainda só analisou os dados até outubro, mas garante que as temperaturas “estão bem acima” de qualquer outro valor registado noutro período de 12 meses

Este ano pode ser o mais quente de sempre, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Apesar de faltar mais de um mês para o fim de 2015, os cientistas garantem que as medições feitas até agora indicam que nunca houve registo de temperaturas tão elevadas como nos últimos 12 meses.

Parece uma repetição, uma vez que os investigadores têm vindo a afirmar que cada ano que passa é mais quente que o anterior, mas, depois de 2014 ter sido eleito como o ano mais quente de sempre, eis que os cientistas vieram alertar para um aumento das temperaturas, em 2015.

A OMM ainda só analisou os dados até outubro, mas garante que as temperaturas “estão bem acima” de qualquer outro valor registado noutro período de 12 meses. Para além disto, o período de cinco anos entre 2011 e 2015 foi também o que teve as temperaturas mais elevadas.

Valores que não surpreendem, depois dos cientistas terem afirmado que o inverno de 2014 foi o mais quente de sempre e de terem sido batidos recordes de temperaturas máximas, a nível mundial, primeiro em junho e depois em julho deste ano.

Os investigadores garantem que este aumento é uma combinação da presença do El Nino e do aquecimento global, provocado pela ação humana.

Os valores deste ano podem mesmo transpor o limiar simbólico de 1ºC em relação à era pré-industrial (1880-1899).
 

“O estado do clima global em 2015 vai ficar para a história, por diversas razões. 2015 vai, provavelmente, ser o ano mais quente de que há registo, com temperaturas da superfície dos oceanos nos valores mais altos, desde que começámos as medições. É provável que a barreira de um grau Celsio vá ser ultrapassada”, afirmou Michel Jarraud, da OMM, à BBC, acrescentando que “tudo isto são más notícias para o planeta”.


Outros investigadores apoiaram os resultados e afirmaram que as emissões de gases poluentes continuam a ser a principal fonte para o aquecimento global.
 

“A pegada ecológica que está a aquecer o planeta está a tornar-se visível em quase todos os países do mundo. 2015 não é só o ano mais quente dos últimos cinco anos, é o mais quente alguma vez registado. No Reino Unido, as temperaturas subiram 20% mais rápido que a média global. Podemos esperar que este ritmo mais acelerado continue, no futuro”, disse o cientista Ed Hawkins.


Os gases poluentes estão a aquecer a Terra, mas sobretudo o mar. Segundo a OMM, os oceanos têm absorvido 90% da energia que se acumulou no sistema climático, devido às emissões humanas.

E espera-se ainda que 2016 seja mais quente que 2015. Isto porque, de acordo com os investigadores, fenómenos com o El Nino têm mais impacto no segundo ano após o seu início.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE