Sete astronautas passaram a noite da consoada bem longe das respetivas famílias, em plena Estação Espacial Internacional. É o maior número de astronautas de sempre a passar a consoada em órbita desde que a Estação Espacial acolhe humanos a bordo, há 20 anos.

Este ano, juntaram-se em órbita os astronautas da NASA Kate Rubins, Michael Hopkins, Victor Glover Jr. e Shannon Walker, o astronauta da Agência Espacial Japonesa Soichi Noguchi e os cosmonautas russos Sergey Kud-Sverchkov e Sergey Ryzhikov.

Num vídeo divulgado no Twitter da NASA, onde aparecem cinco dos tripulantes, os astronautas contaram como costumam passar o Natal, mostraram alguns dos presentes que receberam e as decorações que colocaram na própria Estação Espacial.

Cumprindo a tradição, os astronautas em órbita partilham uma refeição conjunta e fazem chamadas para a Terra, para falar com familiares e amigos.

Desde 1968 que os astronautas cumprem a tradição de celebrar o Natal no Espaço, quando a tripulação da missão Apollo 8 partilhou uma mensagem de Natal, em direto, na televisão, e leram excertos do Livro dos Génesis, da Bíblia.

Manuela Micael / Publicada por MM