Piratas informáticos publicam dados de milhares de profissionais do SNS - TVI

Piratas informáticos publicam dados de milhares de profissionais do SNS

  • Sofia Santana
  • 20 jul 2020, 18:56
Dados

O grupo CyberTeam divulgou um ficheiro com códigos cifrados de passwords usadas por médicos e enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde

Um grupo de ciberativistas pirateou dados usados por milhares de médicos e enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde e partilhou-os na Internet. Fonte do Ministério da Saúde confirmou à TVI a notícia avançada pelo Expresso, informando que a situação está a ser analisada.

A SPMS [Serviços Partilhados do Ministério da Saúde] e as autoridades competentes, nomeadamente o Centro Nacional de Cibersegurança encontram-se a analisar e a tratar da situação", respondeu o gabinete do Ministério da Saúde, questionado pela TVI.

Os piratas do grupo CyberTeam divulgaram um ficheiro que, alegadamente, compilava códigos cifrados de passwords usadas por profissionais do Serviço Nacional de Saúde.

O documento foi partilhado no domingo através das redes sociais, mas, entretanto, já não se encontra disponível no link divulgado. 

De acordo com o Expresso, o ficheiro continha milhares de nomes e respetivas passwords de profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, que trabalham em unidades clínicas públicas.

Além das credenciais dos profissionais de saúde, também foram publicadas credenciais de utilizadores do SNS.

Também no domingo, o mesmo grupo pirateou dados alegadamente usados pelos profissionais da Câmara Municipal de Lisboa.

O grupo CyberTeam ficou conhecido por ter realizado ataques informáticos contra a EDP e a Altice em abril.

Em Portugal, os cibercrimes multiplicaram-se de forma exponencial com a pandemia de Covid-19, nos meses de confinamento, segundo os indicadores da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Continue a ler esta notícia