O WhatsApp vai deixar de funcionar em  milhões de smartphones mais antigos devido a uma atualização da aplicação, já a partir do dia 1 de janeiro de 2021. 

No limite, a situação obrigará os proprietários a adquirirem novos equipamentos para continuarem a usar o WhatsApp para trocar mensagens, se não conseguirem atualizá-los com sistemas operativos mais recentes.

No que diz respeito aos iPhones, qualquer dispositivo que não consiga correr o sistema operativo iOS 9 ou mais recente vai ficar sem WhatsApp, ou seja, quem tiver um iPhone 4 ou anterior não consegue usar a aplicação. Os donos de modelos posteriores, nomeadamente o iPhone 4S, o iPhone 5, 5S, 6 e 6S terão de atualizar obrigatoriamente o sistema operativo para o iOS9.

O mesmo acontecerá aos smartphones que não corram pelo menos o Android 4.0.3, como é o caso, por exemplo, do Samsung Galaxy S2, HTC Desire ou o LG Optimus Black. Outros modelos como o Samsung Galaxy S3, o Samsung Galaxy Note ou o HTC Sensation terão forçosamente de ser atualizados para o Android 4.0.3.

Estima-se que milhões de utilizadores do WhatsApp em todo o mundo sejam afetados por esta alteração: a aplicação, detida pelo Facebook, é usada por cerca de dois mil milhões de pessoas e, apesar de apenas uma pequena parte ter smartphones mais antigos, esta mudança afetará ainda uma quantidade significativa de utilizadores. 

Bárbara Cruz