"Chemtrails": cientistas refutam teoria da conspiração - TVI

"Chemtrails": cientistas refutam teoria da conspiração

"Chemtrails" ou rastos de vapor de água

Estudo revela que os 'trilhos' esbranquiçados, muitas vezes visíveis no céu, são apenas rastos de vapor de água deixados pelos aviões em elevadas altitudes

Pela primeira vez na história, um conjunto de cientistas decidiu dedicar-se ao estudo dos rastos químicos no céu, os chamados “chemtrails”. O resultado é um relatório que nega a teoria popular de que os rastos são responsáveis pelo controlo populacional, agrícola ou climático.

De acordo com o documento publicado na Environmental Research Letters, os investigadores revelam que esses rastos não são mais do que a prova visível da condensação do vapor de água, que é expulso pelos aviões a elevadas altitudes.

O objetivo dos cientistas é clarificar que os rastos não fazem parte de nenhum plano secreto, governamental ou privado, para dominar ou controlar a humanidade, segundo o El País, como sugere a teoria popular.

A teoria da conspiração acerca dos “chemtrails” tornou-se popular em fóruns e nas redes sociais, nos quais as pessoas começaram a partilhar múltiplas fotografias dos rastos esbranquiçados.

Entre as alegações, os utilizadores consideram que os rastos de vapor de água são produtos químicos nocivos para a atmosfera. No entanto, os cientistas negam a possibilidade de existirem níveis anormais de químicos nesta zona geográfica. 

Continue a ler esta notícia