Descobertos os dois maiores buracos negros de sempre - TVI

Descobertos os dois maiores buracos negros de sempre

Buraco negro - Reuters\NASA

Galáxias encontram-se a mais de 300 anos-luz da Terra

Relacionados
Dois buracos negros foram detectados em duas galáxias distantes, situadas a centenas de milhões de quilómetros da Terra, e são considerados os maiores buracos avistados até hoje.

Com uma massa 10 biliões maior do que a do Sol, os dois buracos negros batem o recorde conhecido até agora, de um outro buraco negro com 6,3 biliões de massa solar, que pertence à galáxia elíptica gigante «Messier 87», uma das maiores e mais próximas da Via Láctea, avança a AFP.

Uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos, foi responsável pela descoberta, depois de medir os dados de duas galáxias próximas.

Os buracos negros foram detectados nas galáxias «NGC 3842», situada a mais de 310 milhões de anos-luz, e «NGC 4889», a 330 milhões de anos-luz, e são muito maiores do que aquilo que era esperados pelos próprios cientistas americanos.

A galáxia «NGC 3842» tem um buraco negro central com massa de 9,7 biliões de massa solar e a «NGC 4889» tem um buraco negro com massa comparável ou maior.
Continue a ler esta notícia

Relacionados