Investigadores portugueses premiados por teste para o cancro - TVI

Investigadores portugueses premiados por teste para o cancro

Laboratório [Foto: Reuters]

Equipa do IPATIMUP desenvolveu um teste não invasivo que deteta na urina mutações genéticas que provocam cancro da bexiga

Uma equipa de investigadores portugueses do IPATIMUP, do Porto, foi distinguida com um prémio de empreendedorismo em Espanha por ter desenvolvido um novo teste não invasivo que deteta na urina mutações genéticas que provocam cancro da bexiga.

A equipa, que trabalha no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), é liderada por Hugo Prazeres e integra também os investigadores Catarina Salgado, Paula Soares e João Vinagre.

O projeto de investigação Uromonitor desenvolveu "um ensaio ultra-sensível de diagnóstico hospitalar" que, ao contrário do teste tradicional de deteção do cancro da bexiga - que introduz uma sonda pela uretra até à bexiga (Citoscopia) - "é não invasivo", pelo que é menos desconfortável para o utente.

"O prémio reconhece a aposta na materialização do conhecimento gerado em investigação científica em instituições nacionais num produto ou serviço com utilização clínica que traz benefícios para os doentes e uma significativa redução de custos", explicou o investigador Hugo Prazeres.


Por outro lado, Hugo Prazeres salienta que a decisão de concorrer ao prémio everis faz parte de uma estratégia da equipa para ter apoio de eventuais investidores, para que possam obter financiamento para lançar o Uromonitor no mercado global.

O "chairman" da entidade que atribuiu o prémio de 60 mil euros à equipa do IPATIMUP, o português António Brandão de Vasconcelos, considerou que "é um grande orgulho ver um projeto português obter o primeiro prémio".

"A Fundação everis tem distinguido [nos últimos 14 anos] projetos de elevado valor, que pressupõem um grande conhecimento e investigação [...]. Este é sem dúvida o reconhecimento da qualidade da investigação que é feita hoje em Portugal, que pouco a pouco se tem vindo mostrar para o mercado", sublinhou.

O projeto Uromonitor foi o primeiro classificado de um total de 400 trabalhos admitidos a concurso.

Como vencedor do Prémio Empreendedores, o projeto da equipa do IPATIMUP participará nos Prémios Ibero-americanos para a Inovação e Empreendedorismo, convocados pela Secretaria Geral Ibero-americana.
Continue a ler esta notícia