Imagens da maior lua de Plutão surpreendem os cientistas - TVI

Imagens da maior lua de Plutão surpreendem os cientistas

NASA revelou fotografias captadas pela sonda espacial New Horizons, que mostram que o satélite tem um sistema de desfiladeiros quatro vezes mais comprido e duas vezes mais fundo do que o Grand Canyon

A NASA divulgou novas imagens da maior lua de Plutão, que estão a maravilhar a comunidade ao revelarem marcas de uma grande atividade geológica. As fotografias mostram que Caronte está coberta de montanhas, desfiladeiros e partes coloridas.

As imagens captadas pela sonda New Horizons revelaram que o satélite tem um enorme sistema de desfiladeiros que se estende por 1.600 quilómetros. De acordo com os cientistas, este é quatro vezes mais comprido e duas vezes mais fundo do que o Grand Canyon.
 

“Parece que a crosta inteira de Caronte foi aberta ao meio”, afirmou John Spencer, o cientista responsável pela missão.


Os investigadores afirmam que este tipo de formação geológica só pode ter ocorrido num mundo com uma atividade geológica bastante ativa, algo que os cientistas não estavam à espera.
 

"Nós pensámos que a probabilidade de ver tantas características interessantes nesse satélite era baixa. Mas eu não podia estar mais encantado com o que estamos a encontrar por lá", disse disse Ross Beyer, investigador da NASA.

 

Continue a ler esta notícia