Homens e mulheres reagem de maneira diferente ao stress - TVI

Homens e mulheres reagem de maneira diferente ao stress

Cérebro da mulher é filmado durante orgasmo - foto TheVisualMD.com

Sexo feminino está mais sujeito a doenças psicológicas

Relacionados
O cérebro masculino e o cérebro feminino reagem de maneira diferente a situações de distúrbio e de stress. A conclusão foi revelada na quarta-feira por duas investigadoras em Lisboa.

A investigadora Christina Dalla, da Escola Médica da Universidade de Atenas, defendeu durante uma palestra na Fundação Calouste Goulbenkian que «o cérebro tem sexo». Segundo a neurocientista as doenças psicológicas são mais comuns nas mulheres enquanto os homens estão mais sujeitos ao autismo.

Em situações de stress por exemplo, «as sinapses [ligações entre neurónios] aumentam nos homens e diminuem nas mulheres», contou a investigadora.

A mesma teoria foi partilhada por uma segunda cientista. Melissa Hines da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, reiterou a ideia de que os cérebros mostram comportamentos diferentes em situações semelhantes, dependendo do sexo.

As conclusões apresentadas resultam de vários anos de investigação que demonstraram que as hormonas têm uma função importante também na maneira como as pessoas reagem e se adaptam a determinadas situações.

«Os homens e mulheres comportam-se de modo diferente porque algo de diferente se passa no seu cérebro», realçou Melissa Hines.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE