Vem aí a última Super Lua do ano - TVI

Vem aí a última Super Lua do ano

Satélite vai aproximar-se do planeta pela terceira vez este ano. Para além da Super Lua, o céu ainda se irá encher de uma chuva de meteoros

A última Super Lua deste ano acontece esta quarta-feira, 14 de dezembro.

O satélite da Terra vai estar mais próximo do nosso planeta, parecendo maior do que é habitual. Desde o início do ano, o fenómeno da Super Lua já aconteceu outras duas vezes, tendo o último sido a 14 de novembro.

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) explicou que, na quarta-feira, “às 00h06 (hora de Lisboa) a Lua estará em fase de Lua Cheia”. No final do dia, a Lua irá nascer às 18:06 no Porto, em Coimbra será às 18:06, na capital vai ser às 18:14, em Ponta Delgada a Lua chegará às 18:26 e no Funchal às 19:00.

Nessa altura, vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência de Super Lua, mas também porque estando próxima do horizonte vê-se mais ampliada, o que é apenas uma ilusão de ótica. No dia seguinte, dia 15, a Lua nasce às 19h17 [hora em Lisboa] e continuará a parecer maior do que o habitual”, esclareceu o organismo.

Para melhor observar o fenómeno, deve estar no momento do seu nascimento num local onde o horizonte esteja desimpedido a noroeste.

O fenómeno da última Super Lua do ano vai ser acompanhado por uma chuva de meteoros, “com um número bastante elevado de 120 meteoros por hora”.

Este mês, a Terra cruza a órbita do Asteróide Faetonte e são os ‘detritos’ deixados por este asteróide os responsáveis pelo enxame de meteoros que decorre anualmente: o enxame das Gemínidas”, explicou o OAL.

A chuva de meteoros, também conhecida como “chuva de estrelas”, poderá ser mais facilmente observada em noites de céu limpo, em cidades com pouca poluição luminosa e em locais de horizonte desimpedido. Ainda que a noite de Super Lua não seja a melhor para observar estrelas cadentes, os meteoros podem ser observados até 17 de dezembro.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE