Computadores alugados tiram fotografias dos utilizadores a fazer sexo - TVI

Computadores alugados tiram fotografias dos utilizadores a fazer sexo

Internet (foto Reuters)

Programa usado está instalado em milhares de computadores de todo o mundo

Relacionados
Uma investigação feita pelas autoridades norte-americanas a empresas que alugam computadores descobriu fotografias ilegais de utilizadores a fazerem sexo.

A Comissão Federal do Comércio (FTC - Federal Trade Comission) descobriu que sete empresas tinham instalado nos computadores alugados um programa chamado PC Rental Agent. O software fazia um controlo das atividades dos utilizadores, como registo de dados e palavras passe, captura secreta de fotos e até registo de conversas.

O programa tem ainda o «modo detetive» que é ativado quando o retorno do aluguer não é feito dento dos prazos estipulados. As empresas conseguem controlar a localização do computador de maneira a recuperar mais rapidamente o equipamento.

Durante a investigação, o órgão de controlo tecnológico norte-americano descobriu fotografias dos utilizadores, algumas delas enquanto praticavam sexo, dados de cartões de crédito e correspondência privada.

«Sempre que se usa o computador de outra pessoa, seja ele emprestado ou alugado, não se sabe de todos os softwares que estão a ser utilizados e o que cada um está a fazer», disse à BBC o especialista em segurança online, Graham Cluley .

A Designware, empresa responsável pelo programa usado pelas empresas de aluguer de computadores, não comentou a situação.

A FTC estima que existam 420 mil computadores em todo o mundo com o mesmo software instalado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados