Encontrada água num planeta fora do sistema solar - TVI

Encontrada água num planeta fora do sistema solar

Novo planeta

Novo exoplaneta possui características onde se podem desenvolver vida

Relacionados
Os cientistas da NASA descobriram água, metano e dióxido de carbono, componentes básicos para a vida, num gigantesco planeta gasoso fora do nosso sistema solar.

Segundo refere a Nasa, o exoplaneta «HD 209458b» identificado, é ainda maior do que Júpiter que se localiza a 150 anos-luz de distância, na constelação de Pégaso, descoberto em 2007, mas até agora não se sabia ser tão rico. A descoberta significa um passo importante na pesquisa de um corpo cósmico onde se pode desenvolver vida.

No entanto, o «HD 209458b» não é a primeira descoberta com as estas características. Em Dezembro do ano passado os cientistas descobriram água em «HD 189733b» e metano, mas com um tamanho ligeiramente inferior.

«Este é o segundo planeta fora do nosso sistema solar, em que foi encontrada água, metano e dióxido de carbono, elementos potencialmente importantes para os processos biológicos dos planetas habitáveis», disse Mark Swain, um cientista no Jet Propulsion Laboratory da agência espacial EUA.

Detectado pelo Hubble

O anúncio da descoberta de moléculas orgânicas no novo planeta foi feita, depois de um grupo de cientistas internacionais relataram a detecção de mais 32 novos planetas extra-solares do Observatório de La Silla, no norte do Chile. Este número sobe para cerca de 400 planetas detectados fora do sistema solar.

Relacionados