Mariano Gago diz que Portugal é um país «científico» - TVI

Mariano Gago diz que Portugal é um país «científico»

Mariano Gago

Ministro realça que uma em cada 200 pessoas que trabalham faz investigação

Relacionados
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, disse este sábado em Estremoz que Portugal é «um país científico», onde «em cada 200 pessoas que trabalham uma é investigadora», noticia a Lusa.

«Portugal nesta área está ao nível da média europeia. Temos cinco investigadores por cada mil activos, mas é este o momento de fazer uma escolha e de não aceitarmos ficar na média», salientou o governante, que falava numa sessão no âmbito da Feira de Ciência e Tecnologia de Estremoz (FeiCiTest).

É o momento de aproveitar, acrescentou Mariano Gago, «a dinâmica de crescimento que se sente em todas as instituições, um movimento de atracção de jovens para a ciência, especialmente mulheres, que é único em toda a Europa, para procurarmos estar em Portugal, muito acima da média».

O governante lembrou que Portugal «tem cinco investigadores por cada mil activos» mas realçou que «deveria ter dez».«Hoje há condições sociais, há jovens que querem estudar ciências, há cientistas que querem trabalhar e que querem educar novas gerações de jovens», frisou.

Sobre a Feira de Ciência e Tecnologia de Estremoz, o governante considerou que se trata de «uma feira rara», que poderá vir a ser um certame «regular e previsível».

A Feira de Ciência e Tecnologia de Estremoz é um evento de âmbito nacional com intenção de valorizar e promover o potencial científico e tecnológico.

O certame, organizado pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, com o apoio de várias instituições, entre as quais o município local e a Universidade de Évora, decorre no parque de feiras e exposições da cidade, onde termina também hoje a terceira edição da Feira das Escolas, promovida pela Câmara Municipal.

Segundo o Centro Ciência Viva de Estremoz, a Feira de Ciência e Tecnologia, além de ser um amplo espaço de encontro e reflexão da comunidade científica nacional, permite ao grande público tomar contacto com os últimos avanços da ciência e com o que vem sendo feito pelos investigadores e instituições portuguesas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE