Mineral, alcalina, de nascente ou da torneira: existe um tipo de água melhor que outro? - TVI

Mineral, alcalina, de nascente ou da torneira: existe um tipo de água melhor que outro?

  • FM
  • 21 mar 2019, 15:22
Água

Os estudos científicos não são conclusivos. A recomendação geral é manter o corpo bem hidratado

Com a chegada da primavera, as temperaturas começam a aumentar. Nesse momento é preciso reforçar a hidratação, pois o corpo precisa de água para manter a temperatura, lubrificar as articulações, proteger a medula espinhal e outros tecidos sensíveis, e livrar-se dos resíduos através da urina e do suor.

De acordo com o Centro de Controle de Doenças e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a necessidade de água aumenta quando há um aumento de temperatura, ou o corpo está mais ativo fisicamente. Também é preciso repor a água em situações de febres ou diarreias.

Quando se trata de água engarrafada, existem várias opções no mercado. Mas os cientistas não chegaram a uma conclusão definitiva sobre se existe um tipo melhor de água engarrafada para consumo. Para os estudiosos, é mais importante que a pessoa se mantenha hidratada do que preferir um tipo ou outro de água.

Tipos de Água

Em Portugal, a classificação é basicamente de três tipos: águas minerais naturais, águas de nascente e demais águas destinadas ao consumo humano.

De acordo com a Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais, Naturais e de Nascente (APIAM), as águas minerais são de origem subterrânea, e diferenciam-se por serem ricas em sais minerais e outros poucos elementos.

Depois vêm as águas de nascente, que também são subterrâneas, cujas características naturais e de pureza estão adequadas ao consumo humano. Ambas tem uma composição química estável e provêm de aquíferos preservados e protegidos. Essas águas não têm tratamentos químicos de desinfecção.

As outras águas são as submetidas a tratamentos físico-químicos para que se tornem potáveis. A água da torneira está neste grupo. Em Portugal, é possível ingerir este tipo de água. Se tiver o sabor de cloro, agite-a e deixe repousar por algumas horas num jarro. Ou junte algumas gotas de limão à água.

Águas Alcalinas

Existe muito destaque para as chamadas águas alcalinas, ou seja, aquelas que têm um pH mais elevado que a água de torneira. O pH determina se a água é mais básica ou ácida. Maior que 7 quer dizer que a água é mais básica (ou alcalina) e menor que 7 mais ácida.

A água da torneira tem um pH neutro, próximo de 7, e as águas alcalinas têm um pH maior, entre 8 e 9. Alguns exemplares em Portugal, como a água que nasce na serra de Monchique, que são muito consumidas porque são naturais e têm um pH médio de 9,5.

Em entrevista à CNN, a nutricionista Malina Malkani argumenta que os benefícios das águas alcalinas ainda não são comprovados: “Não existem evidências de que a água alcalina forneça um benefício especial para a saúde. Se todos os sistemas do corpo estão a funcionar bem, o pH do sangue não vai variar muito. Então é um equívoco acreditar que, bebendo água alcalina, vai afetar o pH do corpo”.

Consumo diário e controlo do peso

O consumo regular de água também pode ajudar a controlar o peso. Um estudo publicado em 2016 no Annals of Family Medicine mostra que existe uma relação entre estar bem hidratado e ter um bom índice de massa corporal. 

A pesquisa baseou-se nos dados de 9.528 pessoas com idades entre 18 e 64 anos, cujos níveis de hidratação foram medidos com base na urina. Aqueles que tinham hidratação inadequada tenderam a ter mais possibilidades de serem obesos, em relação aos adultos bem hidratados.

Com isso, concluiu que a água pode beneficiar a gestão do peso porque manter-se hidratado ajuda a saber quando efetivamente está com fome, além de estimular o metabolismo e a energia do corpo. 

Outro estudo americano, o Relatório de Recomendações Nutricionais da Academia Nacional de Medicina, indica que as mulheres que estão bem hidratadas consomem em média 2,7 litros de água por dia e os homens 3,7 litros no total, incluindo todas as bebidas e alimentos.

Dicas para manter-se hidratado

Para consumir mais água, o Centro de Controle de Doenças e Prevenção de Doenças deixa algumas dicas básicas:

  • Tenha sempre uma garrafa consigo para encher e beber água continuamente,
  • Leve uma garrafa de água gelada consigo para ter acesso à água fria durante o dia.
  • Escolha água ao invés de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sumos industrializados. Consegue, assim, economizar dinheiro e não ingere calorias;
  • Adicione uma rodela de limão à água. Isso melhora o sabor e ajuda a beber mais água.
Continue a ler esta notícia