Protótipos em 24 horas - TVI

Protótipos em 24 horas

Alunos de engenharia durante a apresentação

Engenharia: 60 universitários do Porto participam em competição europeia

Seis dezenas de alunos de duas faculdades do Porto concluíram ao princípio da tarde deste domingo uma competição para criarem, em apenas 24 horas, protótipos com materiais de baixo custo e resistente a vários tipos de testes, escreve a Lusa.

Aos alunos forneceram um carro telecomandado e deram-lhes a escolher vários percursos a trilhar, qual deles o mais difícil, entre pontes e túneis, rampas íngremes, cursos de água ou pisos arenosos.

Resolver problemas

Tudo «para obrigar os concorrentes a desenvolverem a sua capacidade para resolver problemas complexos de engenharia», disse Carina Vicente, responsável pela competição. Os concorrentes tiveram que adaptar o carro para vencer os obstáculos, usando para o efeito materiais em número e quantidade limitados.

Hoje, perante um júri, os participantes explicaram o que fizeram, de que conhecimentos teóricos se socorreram, que razões determinaram o percurso escolhido, que materiais usaram, o que correu bem e o que correu mal.

Veículo «mais simples»

Vanessa Madureira integrou uma das equipas mais azaradas e confessou aos jornalistas que só dormiu duas horas porque o carro telecomanando se estragou na água, obrigando à construção de um novo veículo «mais simples».

Os protótipos construídos pelas equipas serão testados segunda-feira durante a tarde na Faculdade de Engenharia do Porto, onde podem ser apreciados por todos os interessados. Esta é a primeira fase de uma competição organizada pelo Board of European Students of Technology (BEST) que tem como objectivo permitir que os estudantes coloquem em prática o que aprendem nas aulas.

Os três primeiros classificados, que serão conhecidos segunda-feira, recebem prémios de valor superior a 400 euros, sendo as duas equipas melhor classificadas apuradas para a final nacional, que se realiza em Abril, em Lisboa.

A final europeia desta competição está marcada para Agosto, na cidade belga de Ghent. O BEST é uma associação que reúne estudantes de engenharia, ciência e tecnologia de toda a Europa, integrando 81 grupos locais espalhados por 30 países.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE