Alunos espanhóis e brasileiros são os mais inovadores - TVI

Alunos espanhóis e brasileiros são os mais inovadores

Microsoft

Venceram concurso de inovação tecnológica Imagine Cup, da Microsoft

Relacionados
Dois grupos de estudantes espanhóis e brasileiros figuram entre os vencedores do concurso de inovação tecnológica Imagine Cup, da Microsoft, realizado esta terça-feira em Paris, na sede da UNESCO, em que participavam 370 estudantes de 61 países, incluindo Portugal, escreve a Lusa.

Estudantes das Universidades de Oviedo e Alicante arrebataram o galardão na categoria que premeia «os projectos mais curiosos e interessantes».

Elaboraram um projecto que utiliza serviços já existentes do sistema operativo Windows Live, a que acrescentam uma série de recursos, para convertê-los numa «rede social ao serviço do meio ambiente».

Graças a esta iniciativa, o utilizador pode conhecer como os amigos estão a pensar utilizar os carros através de aplicações de chat ou correio electrónico, averiguando assim se lhe podem dar boleia, poupando deste modo «energías não renováveis» e diminuindo «a contaminação acústica das cidades», indicaram os organizadores.

Google promete respeitar privacidade

Farda «inteligente» para bombeiros

A equipa de brasileiros Mother Gaia Estudio, por seu lado, conseguiu o primeiro prémio na categoria «Desenvolvimento de Jogos» destinada a desenhar um jogo quem além de entreter, contribua para a «criação de um meio ambiente sustentável».

Os mexicanos da equipa Lava Lamp ficaram em segundo lugar na categoria de Curtas-Metragens: os participantes dispunham de apenas 36 horas para todo o processo de criação, filmagem e edição de uma película através de meios digitais que estivesse em consonância com o «objectivo e significado» da competição.

O tema de edição do concurso, «Imagina um mundo onde a tecnologia facilite um meio ambiente sustentável», atraiu a inscrição de 200.000 estudantes nas nove categorias em que se divide, assinalaram os organizadores.

A equipa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) representou Portugal com o projecto Smart Container (um recipiente inteligente para a recolha de óleos domésticos usados).
Continue a ler esta notícia

Relacionados