A NASA vai dar uma conferência de imprensa esta quarta-feira para anunciar uma “descoberta para lá do nosso Sistema Solar”.

A agência espacial norte-americana informou, em comunicado, que a conferência de imprensa terá lugar esta quarta-feira em Nova Iorque às 13.00, hora local, (18.00 em Lisboa) e que será transmitida em direto no seu website.

Neste evento, a NASA vai apresentar conclusões sobre planetas que orbitam em torno de outras estrelas, os chamados exoplanetas.

Não se conhecem muitos detalhes sobre o assunto, mas sabe-se que o estudo que será apresentado será publicado na revista Nature à hora da conferência.

A comunidade científica internacional aguarda com expectativa esta conferência de imprensa, uma vez que a agência espacial norte-americana raramente faz comunicações de forma inesperada.

A última vez que isto aconteceu foi em setembro de 2015. Na altura, a NASA convocou os jornalistas para anunciar a descoberta de água líquida em Marte.

Nos últimos anos, a exploração espacial tem-se debruçado sobre os exoplanetas, sendo que já foram descobertos vários planetas fora do Sistema Solar semelhantes à Terra.

Descobrir exoplanetas é precisamente a missão da sonda Kepler, que foi lançada em março de 2009. Este aparelho tem como objetivo observar mais de cem mil estrelas semelhantes ao Sol, visando a detecção de planetas-irmãos da Terra, que poderão, assim, acolher vida.