Mais de um milhar de especialistas reúnem-se, em Abril, em Madrid, para debater o futuro e os novos desafios da Internet, temas centrais do 18º Congresso Internacional World Wide Web, o «WWW2009», explica a Lusa.

Coincidindo com os 20 anos da Internet, o encontro de Madrid - o primeiro em Espanha - contará, entre outros, com a participação de Tim Berners-Lee, considerado inventor da web e Vinton Cerf, conhecido com o «pai da Internet».

Berners-Lee desenhou, há 20 anos, a primeira versão da HTML - a linguagem base de criação das páginas web - enquanto as investigações de Cerf conduziram ao desenho do conjunto de protocolos hoje conhecidos como TCP/IP.

Entre os dias 20 e 24 de Abril, os especialistas debaterão tanto temas técnicos como não-técnicos, incluindo acesso à Internet, a mobilidade e a credibilidade da informação.

Caberá a Berners-Lee a principal intervenção do encontro de Madrid, onde analisará os actuais desafios da Internet, presidindo a uma mesa redonda que contará, entre outros, com Robert Cailiau (outro dos pioneiros da net); Dale Dougherty, que definiu o termo «web 2.0» e Mike Shaver, vice-presidente do Mozilla.

As principais empresas de tecnologia do mundo estão envolvidas no encontro de Madrid.