Mães e pais a falar com bebés? Descubra as diferenças - TVI

Mães e pais a falar com bebés? Descubra as diferenças

Crianças (Lusa/EPA)

Um software de computador analisou a forma como mães e pais falam com os bebés. E descobriu grandes diferenças. Mas o certo é que o resultado final é o mesmo

Mães e pais falam com os filhos bebés de forma diferente: elas têm tendência a infantilizar mais as palavras e até as inflexões vocais e eles tratam os bebés de igual para igual. Isso mesmo concluiu uma equipa de investigadores norte-americanos que analisou a linguagem dos pais através de um software de computador.
 
As mulheres tendem a infantilizar mais as conversas e usam inflexões vocais mais próximas do universo infantil. Já os homens tendem a tratar os bebés como se de adultos se tratassem.
 
Mas o mais importante que os investigadores da Washington State University concluíram é que ambas as formas de tratamento são essenciais para o mesmo resultado: ensinar os bebés a falar.
 

“Não é uma falha dos pais. Pensamos que ambos estão a ensinar os filhos a falar, mas de uma forma diferente”, explica Mark VanDam, um especialista em linguagem.

 

“Os pais acabam por complementar a aprendizagem da linguagem dos filhos.”

 
De acordo com o especialista, apesar de os pais não infantilizarem o discurso, eles estão a modificar, inconscientemente, o discurso, de alguma forma, nem que seja ao usar palavras mais simples. O mesmo especialista acrescenta que, nas famílias monoparentais, os resultados da aprendizagem da linguagem são diferentes.
 

 
Continue a ler esta notícia