Covid-19: Pfizer espera poder vacinar 300 mil pessoas em Portugal na primeira fase - TVI

Covid-19: Pfizer espera poder vacinar 300 mil pessoas em Portugal na primeira fase

Representante máximo da farmacêutica em Portugal afirma que estão reunidas as condições para uma vacinação atempada

O diretor-geral da Pfizer para Portugal afirmou esta quarta-feira que espera poder vacinar 300 mil pessoas contra a covid-19 em Portugal numa primeira fase. Numa conferência promovida pela Confederação Empresarial de Portugal, Paulo Teixeira admite que a União Europeia pode aprovar a vacina da farmacêutica norte-americana até ao final do ano, o que disponibilizaria o produto para distribuição nos primeiros dias de 2021.

A vacina da Pfizer, que é desenvolvida em parceria com a alemã BioNtech, e que teve 95% de eficácia numa segunda fase dos últimos ensaios, já foi aprovada para uso de emergência no Reino Unido.

A aprovação nos 27 países comunitários está dependente de uma reunião que deve acontecer na segunda quinzena de dezembro, na qual é esperada uma luz verde à vacina.

A nossa expetativa é que a União Europeia se pronuncie no final de dezembro, e que consigamos ter a vacina aprovada antes do final do ano", afirmou.

Sobre a situação de Portugal, Paulo Teixeira acredita que não vão existir "atrasos" em relação a outros países, garantindo que nenhum estado-membro sairá beneficiado pela farmacêutica.

Na primeira fase a União Europeia deve receber cerca de 25 milhões de vacinas, sendo que no total do programa Portugal espera receber 4,6 milhões de vacinas da Pfizer.

Acredito que não vai haver atrasos, e que países europeus iniciem o plano de vacinação antes de Portugal. Relativamente às doses da vacina, diria que numa primeira fase vão ser vacinados 300 mil portugueses, tendo em conta que são duas doses da vacina", reiterou.

A Agência Europeia de Medicamentos anunciou na terça-feira que realizará uma reunião extraordinária no dia 29 de dezembro "o mais tardar" para dar, ou não, luz verde à comercialização da vacina contra a covid-19 da Pfizer e BioNTech. Caso se venha a confirmar, e segundo o que tem sido por vários países, vacina pode chegar nas 24 a 48 horas seguintes.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos