Porventura com uma cadência maior do que em outros anos, 2020 foi realmente uma época em que muitos de nós experienciámos a realidade através do nosso quarto, sala de estar ou casa de banho. Para além de palavras que invadiram o nosso léxico de forma tempestuosa, o isolamento social e a quarentena foram também oportunidades para as mentes mais criativas explorarem novas formas de expressão.
 
Assim, os memes criados este ano por milhares de páginas, que tiveram o simples e puro objetivo de colocar um sorriso naquele que está a ser um dos momentos mais negros da humanidade, ganham relevo não só por serem hilariantes, mas também por quererem contribuir para uma mensagem de esperança.
 
Vários dos memes aqui destacados refletem sobre a estranha curva do fluxo do tempo que pairou por todos nós desde meados de março, sobre o stress de viver durante uma pandemia e sobre a sensação predominante de que os dias tornaram-se semanas sem darmos conta.
 
Muitos de nós vivemos mais intensamente na internet e, embora o volume de produção de conteúdos online tenha sido ligeiramente maior do que o normal, este acaba por traçar e dividir os pedaços de um ano tão atribulado.
 
Dessa forma, estes memes aqui reunidos devem ser observados como uma cápsula do tempo. Um legado de risos, ironias e críticas que marcaram um ano, uma época.
 
Veja todos os memes através da galeria associada.