Obesidade pode «apanhar-se» através de vírus - TVI

Obesidade pode «apanhar-se» através de vírus

Jovens Obesos em campo de férias

Estudo revela que o excesso de peso é uma condição ou uma doença que se contrai e não resulta apenas do estilo de vida

Relacionados
A obesidade pode ser algo que se «apanha» na infância e que não resulta apenas de se comer em demasia. Um estudo levado a cabo por cientistas norte-americanos revela que as crianças que foram expostas ao vírus que provoca constipações têm mais probabilidades de virem a ser obesas.

Sabe-se há muito que o vírus altamente infeccioso, que se espalha através da sujidade das mãos, provoca dores de garganta e espirros, mas agora um número crescente de estudos revela que o mesmo vírus ataca as células da gordura, levando-as a reproduzirem-se e desencadeando um significativo aumento de peso.

O jornal «Mail Online» refere que investigadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, examinaram 124 crianças dos oito aos 18 anos, com o objectivo de encontrarem eventuais anticorpos depois de os seus sistemas imunológicos terem sido expostos ao adenovírus 36. Os anticorpos foram encontrados em 15 das 67 crianças obesas e apenas em quatro das 57 crianças não obesas. As crianças que tinham sido expostas ao vírus pesavam em média mais 22,6 kg.

O estudo vem confirmar as suspeitas de um número crescente de evidências científicas de que a obesidade é uma condição ou uma doença que se contrai e não resulta apenas do estilo de vida.

Os cientistas ainda não têm a certeza em que exacta medida o vírus é mais responsável pela epidemia da obesidade que assola o mundo ocidental, do que a alimentação desadequada ou a falta de exercício.

«Muitas pessoas acreditam que uma pessoa é obesa por culpa própria ou então por culpa dos pais ou da família. Este trabalho mostra que a questão do peso corporal é mais complicada do que isso», conclui Jeffrey Schwimmer, líder da equipa de investigadores responsáveis pelo estudo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos