A China planeia a realização de Jogos Olímpicos com robôs para 2010. O evento internacional está marcado para a cidade de Harbin e deve contar com 16 eventos diferentes.

Os robôs competiriam em desportos olímpicos tradicionais como atletismo e também em modalidades mais apropriadas para máquinas, como limpeza, noticia a «BBC».

As inscrições na competição serão limitadas a robôs que se parecem com humanos. As máquinas devem ter dois braços e duas pernas e rodas não serão permitidas.

Os organizadores esperam a participação de mais de cem universidades de todo o mundo, porém, ainda não foi estabelecida uma data em 2010 para os jogos.

Futebol de robô

Harbin foi escolhida pelo facto de a cidade chinesa ser sede do Instituto de Tecnologia, onde trabalha um grupo de pesquisa sobre futebol com robôs.

O professor Hong Rongbing, do Instituto de Tecnologia de Harbin, afirmou que a competição visa estimular a inovação e produzir robôs mais flexíveis e úteis.

Porem, os Jogos Olímpicos de robôs da China podem enfrentar a competição de um outro evento, o RoboGames, que também tem desportos para robôs e deve acontecer em Abril de 2010 na Califórnia, Estados Unidos.
Redação / AB