NXT: estarão de volta os dirigíveis? - TVI

NXT: estarão de volta os dirigíveis?

  • Paulo Bastos
  • NXT, O Próximo Passo, aos sábados às 10:30
  • 13 mai 2015, 22:00

Criadores da maior aeronave do mundo acreditam que o Airlander Ten pode revolucionar o transporte aéreo

Os engenheiros ingleses estão convencidos de que o Airlander Ten, que já foi das forças armadas norte-americanas, pode revolucionar a aviação. A aeronave tem 90 e tal metros de comprimento (é maior que um Boing 747) funciona com hélio inerte (é um balão!), e pode transportar cargas enormes. E dispensa aeroportos: só precisa de uma superfície plana onde aterrar.
 
Os criadores do Airlander Ten acreditam que a aeronave pode mudar radicalmente o transporte aéreo, tal como o conhecemos. Na verdade, isto já foi dos militares, mas os inventores compraram-no de volta ao exército norte-americano, e agora estão a readaptar o projeto, para usos mais comerciais. Continua a ser um balão, um dirigível. Mas a aerodinâmica especial do Airlander permite-lhe ganhar altitude como se fosse um avião.
 

 “40% do seu poder de elevação advém da sua forma em asa. Os outros 60% resultam de estar cheio de hélio, mais leve que o ar. E é isso que faz a diferença: é uma fusão de várias tecnologias em conjunto. Por fim, tem baixas emissões de carbono. Somos muito ‘verdes’", afirma Chris Daniels, diretor de comunicação da Hybrid Air Vehicles.

 
Como o Airlander pode andar só com um motor, gasta menos 70% de combustível do que um avião tradicional. E isto mesmo sendo a aeronave mais comprida do mundo, com 92 metros.A bordo, uma tripulação de duas pessoas, e até 250 passageiros, numa cabina por debaixo da fuselagem.
 
Os motores em cada extremo podem rodar sobre si próprios; e servem para ganhar impulso para cima ou para baixo - como se fosse um helicóptero. Mas há mais truques.
 

 “Temos hélio dentro do casco, que é o que levanta toda a estrutura. Depois podemos carregá-lo. E tudo isso sobe, graças à aerodinâmica desta fuselagem, ou por força dos motores, com impulsos direcionados. Todo o casco é mantido sob pressão; não existe qualquer estrutura interna. Há só uma membrana, uma pele exterior. Isto é uma amostra do tecido. Como podem ver, é muito fino. Mas é incrivelmente resistente também”, explica Mike Durham, diretor técnico da Hybrid Air Vehicles.
 

A aeronave pode levar até cinco toneladas de carga. E há uma versão maior: o Airlander Fifty consegue carregar pesos até 10 vezes maiores. E como pode voar cinco dias seguidos sem precisar de reabastecimento, pode muito bem ser o meio de auxílio perfeito em zonas de catástrofe. Isso e a capacidade de poder aterrar em quase todo o lado.
 

 “Ele consegue aterrar na vertical, mesmo quando está muito pesado, completamente carregado. Para aterrar quase não precisa de espaço, menos até que o seu próprio comprimento. Não precisa sequer de uma "pista". Basta-lhe uma superfície razoavelmente plana. Pode aterrar na água, no gelo, num pântano, em qualquer superfície suficientemente plana”, revela o diretor-executivo da Hybrid Air Vehicles, Steve McGlennan.

 
O primeiro teste de voo inaugural foi em Agosto de 2012, há quase três anos. A empresa inglesa tem planos ambiciosos, que incluem uma viagem de duas voltas ao mundo, a passar por algumas das maiores cidades do planeta.

Da última vez que espreitámos, a campanha de “crowdfunding” ainda estava aberta, e portanto qualquer um pode investir.


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