Agora já pode pedir dinheiro para si mesmo ou para amigos no Facebook - TVI

Agora já pode pedir dinheiro para si mesmo ou para amigos no Facebook

  • BM
  • 31 mar 2017, 16:18
Facebook

Nova ferramenta tem como objetivo que os utilizadores da rede social possam pedir doações para, por exemplo, ajudar a pagar a cirurgia de um animal abandonado ou os estudos de um amigo, que passe por dificuldades financeiras

A rede social Facebook anunciou, na quinta-feira, que expandiu a ferramenta de angariação de fundos. A ideia é permitir que os utilizadores da rede social possam criar páginas de angariação de dinheiro para si mesmos, amigos ou familiares ou causas que defendam.

Anteriormente, apenas era possível angariar dinheiro para organizações sem fins lucrativos, que estivessem registadas na plataforma do Facebook.

Com esta alteração, passa a ser possível, por exemplo, ajudar a pagar a cirurgia de um amigo ou conhecido, de um animal, pagar livros a quem tenha dificuldades financeiras, entre outras causas.

As causas são definidas pelo Facebook e, para já, são apenas seis:

  • Educação: para ajudar a pagar propinas ou para comprar material escolar;
  • Medicina: para pagar tratamentos ou operações médicas;
  • Medicina veterinária: para pagar tratamentos ou operações médicas de animais de estimação;
  • Ajuda em situações de crise: para emergências como catástrofes naturais ou questões humanitárias;
  • Emergência pessoal: para fazer face, por exemplo, a incêndios, acidentes de viação ou assaltos;
  • Funeral e perdas: para ajudar a pagar encargos funerários.

Para os casos que não se insiram nestas categorias, o Facebook informou que pretende implementar um processo de verificação de pedidos de doação. O objetivo é que cada pedido passe pela verificação da rede social, antes de ser iniciada. Esse procedimento será feito em menos de 24 horas.

A rede garante àqueles que quiserem doar dinheiro que poderão fazê-lo de forma rápida, com “métodos de pagamento seguros, sem nunca sair do Facebook”.

A nova ferramenta também permitirá que páginas verificadas possam inserir pedidos de doação nas suas transmissões ao vivo. Assim, marcas, pessoas famosas e empresas podem ajudar a angariar dinheiro para causas que apoiem.

Estes novos recursos ainda só estão disponíveis para utilizadores dos Estados Unidos e deverão chegar aos utilizadores do resto do mundo ao longo das próximas semanas.

Continue a ler esta notícia