Engenheira portuguesa vence concurso israelita de inovação - TVI

Engenheira portuguesa vence concurso israelita de inovação

Morangos criados em hidroponia no Algarve

Vencedora portuguesa vai participar, juntamente com outras mulheres de 30 países, no festival de inovação DLD de Telavive em setembro

A embaixada de Israel anunciou, esta terça-feira, que Liliana Marques, fundadora da CoolFarm, é a vencedora do concurso Startup Telavive em Portugal.

A CoolFarm é uma 'startup' que desenvolveu um sistema inteligente, que permite fazer crescer plantas sem intervenção do utilizador e pode ser controlado através de uma aplicação para 'smartphone'. Também não precisa de terra porque apenas usa água para cultura (hidroponia).

Esta técnica, a hidroponia, permite gastar, em média, cinco vezes menos água do que quando se cultiva com terra. Por outro lado, permite controlar exatamente quais os nutrientes que vão na água.

A vencedora portuguesa vai participar, juntamente com outras mulheres de 30 países, no festival de inovação DLD de Telavive, de 25 a 29 de setembro.

O DLD inclui uma longa lista de eventos, entre encontros de inovadores e empresários, conferências, reuniões, seminários com investidores e profissionais israelitas líderes na sua atividade, todos centrados nos diferentes aspetos da inovação digital, tecnológica, social e urbana.

O concurso decorreu de 18 de abril a 30 de maio.

O júri integrou a secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, a diretora do CENIMAT (Centro de Investigação em Materiais Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa), Elvira Fortunato, a diretora-geral da Cisco Portugal, Sofia Tenreiro, o diretor-geral da COTEC Portugal, Jorge Portugal, o cofundador da Beta-i, Ricardo Marvão, e Rui Serapicos da CIONET Portugal.

Algumas das 'startups' mais famosas e mais usadas do mundo - 'Viber', 'Fairfly', 'RoomsNinja' ou 'Moovit' - são israelitas e nasceram em Telavive.

Aproximadamente mil (64%) das empresas de alta tecnologia israelitas em Telavive são 'startups'.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos