NASA divulga vídeo incrível de Júpiter - TVI

NASA divulga vídeo incrível de Júpiter

As violentas tempestades de Júpiter (NASA/JPL)

Júpiter é apenas o primeiro dos vários planetas captados pelo telescópio tspacial Hubble, que vai tirar retratos anuais aos planetas do sistema solar

A NASA divulgou um vídeo de Júpiter que está a ajudar os cientistas a descobrir mais sobre o planeta. As imagens foram captadas pelo telescópio espacial Hubble que, de acordo com a agência espacial, vai tirar “uma série de retratos anuais dos planetas do sistema solar”.

As imagens servirão para comparação futura, para averiguar as mudanças na atmosfera dos planetas ao longo do tempo.

Para além de Júpiter, a NASA está agora a recolher dados de Neptuno e Úrano. Saturno vai também entrar mais tarde no programa da agência.

A NASA divulgou um mapa em alta resolução de Júpiter, onde mostra a Grande Área Vermelha do planeta, uma tempestade que tem atormentado o planeta há vários anos.

As imagens permitiram que os cientistas percebessem que esta área está a diminuir, a um “ritmo mais acelerado do que o normal”. A tempestade está a ocupar menos 240 quilómetros do que a última vez que foi medida.

Os investigadores puderam também perceber que a Grande Área Vermelha tem uma zona alaranjada e que, dentro da tempestade, há uma espécie de “filamento fino”, que se contorce e gira em torno de um vórtex.

“Sempre que olhamos para Júpiter descobrimos pistas tentadoras de que algo verdadeiramente empolgante está a contecer”, afirmou Amy Simon, uma das cientistas da NASA. “Esta vez não é exceção”.

O telescópio capturou imagens da atmosfera, que parece ter uma espécie de onda que já não era vista no planeta há várias décadas. A formação assemelha-se a alguns componentes presentes na atmosfera terrestre quando as tempestades se formam.

Mais Vistos