A rocha mais antiga da Terra foi encontrada na Lua - TVI

A rocha mais antiga da Terra foi encontrada na Lua

  • MP
  • 25 jan 2019, 16:42
Rocha mais antiga da Terra encontrada na Lua

Esta é a conclusão de um estudo publicado esta quinta-feira pela revista Earth and Planetary Science Letters

A rocha mais antiga da Terra foi encontrada na Lua pela tripulação do Apollo 14. Esta é a conclusão de um estudo publicado esta quinta-feira pela revista Earth and Planetary Science Letters, que indica que esta rocha, que se originou no planeta azul, colidiu com a Lua há 4 mil milhões de anos. 

Os cientistas acreditam que a Terra foi atingida por um cometa ou por um asteróide e que foi este fenómeno que enviou a rocha para o Espaço. 

Na altura, a Terra encontrava-se três vezes mais próxima da Lua. Por isso, a rocha acabou por colidir acidentalmente com a Lua e misturar-se com o solo lunar. Terá viajado mais de 128.000 quilómetros.

É uma descoberta extraordinária que ajuda a pintar uma imagem melhor da Terra primitiva e a colisão que modificou o nosso planeta durante a aurora da vida", disse David Kring, principal investigador do Centro de Ciência e Exploração Lunar.

Todas as características da rocha apontam para que esta se tenha formado num ambiente com temperaturas semelhantes às registadas na Terra. Mais, foram encontrados diversos minerais muito comuns no nosso planeta, como o quartzo e o feldspato. Pelo contrário, já não foram encontrados muitos minerais característicos do solo lunar. 

Os cientistas acreditam que a rocha se formou abaixo do nível da superfície da Terra. Só um grande impacto tornou possível o lançamento da rocha para o Espaço. 

Continue a ler esta notícia