Rato do computador "sabe" mais do que pensa sobre si - TVI

Rato do computador "sabe" mais do que pensa sobre si

  • SO
  • 22 jun 2017, 17:44
Rato de computador

De acordo com um estudo, há uma maneira de detetar mentiras só pela forma como usa este objeto

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Pádua, em Itália, concluiu que a maneira como as pessoas mexem no rato do computador pode revelar se elas estão ou não a mentir.

A pesquisa, publicada na revista online Plos One em maio, explica que é possível perceber se uma pessoa está a mentir ou não, tendo em conta a maneira como move o rato ao responder a perguntas num computador.  

Segundo a CNN, ao longo do estudo, em que participaram 60 alunos, foram usados sistemas informáticos em que algumas pessoas respondiam a perguntas de forma verdadeira e outras davam respostas falsas.

Ao longo da pesquisa, um algoritmo conseguiu identificar diferentes movimentos do rato quando as respostas eram verdadeiras ou falsas. Os que respondiam verdadeiramente iam diretos à resposta, enquanto os outros demoravam mais, e faziam um percurso mais longo com o rato, a responder.

"O nosso cérebro é construído para responder com sinceridade. Quando mentimos, geralmente, anulamos a primeira resposta e substituímo-la por uma resposta falsa", explicou Giuseppe Sartori, principal autor do estudo.

Com as conclusões deste estudo, Sartori acredita que esta análise tecnológica pode ajudar as autoridades a identificar terroristas, que entram em vários países com identidades falsas, e pedófilos, que criam contas falsas nas redes sociais, por exemplo.

O autor sublinhou que é necessário serem feitos mais estudos neste sentido. O próximo foco de estudo do próprio será analisar o comportamento das pessoas a escrever num teclado.

Continue a ler esta notícia