Internet ajudou Obama - TVI

Internet ajudou Obama

Americanos apoiam Obama

Sucesso da campanha do senador teve nas novas tecnologias um factor determinante

Relacionados
Um dos segredos para a vitória de Barack Obama nas eleições primárias foi descoberto pelo New York Times. A fórmula mágica teve como base uma estratégia de comunicação que utilizou a Internet como meio de aproximação entre o senador e os seus apoiantes, dando um cariz mais social à campanha.

Chris Hughes foi um dos responsáveis por esta fórmula. O jovem de 24 anos tinha sido um dos fundadores do programa Facebook e, adequando este e outros programas como o MySpace à campanha de Obama, transformou a net num verdadeiro instrumento político. Desta forma, Hughes garantiu milhões de doações e milhares de novos apoiantes para o senador.

My.BarackObama.com foi a peça principal deste puzzle democrata que derrotou Hillary Clinton. «Se não tivéssemos organizado as ferramentas on-line, teria sido muito mais difícil estar onde estamos agora», assegurou Hughes.

McCain vai «copiar» Obama

Até Obama parece ter consciência disso mesmo: «A mudança vem de baixo para cima. E não há ferramenta mais poderosa para organização das bases do que a Internet».

Agora o desafio é ainda maior: utilizar a Internet para vencer as eleições presidenciais. Os responsáveis sabem que a tarefa se adivinha complicada, porque agora é preciso chegar a outros públicos que não os jovens citadinos.

Para isso, a campanha tem recorrido a uma linha telefónica on-line, a um sistema de registo eleitoral a nível nacional e milhões de pessoas têm recebido e-mails de Obama para conquistarem mais apoiantes.

O sucesso é tal que até os responsáveis pela campanha de John McCain estão a pensar seguir as pegadas de Chris Hughes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados