Obama impedido de financiar investigação de células estaminais - TVI

Obama impedido de financiar investigação de células estaminais

Frasco do laboratório (foto de arquivo)

Tribunal decidiu suspender o financiamento federal por considerar que pesquisas implicam destruição de embriões humanos

Relacionados
Um tribunal dos Estados Unidos decidiu esta segunda-feira suspender o financiamento federal, autorizado pelo presidente Barack Obamal, para a pesquisa com células estaminais embrionárias, por considerar que implica a destruição de embriões humanos, avança a agência France Press.

O juiz do distrito Royce Lamberth decidiu a favor de um grupo cristão que se opõe à pesquisa, e deteve temporariamente o financiamento federal da investigação. Para o juiz, os queixosos têm o direito de ir a tribunal, pelo que decidiu suspender temporariamente o financiamento do governo, enquanto o caso é decidido.

«A pesquisa claramente destrói um embrião», disse o juiz, adiantando que, para já, «depende necessariamente de um embrião humano».

Em Março, Obama cancelou uma proibição semelhante, citando os potenciais avanços médicos e uma nova era para a ciência americana, desprovida de ideologia política. O grupo religioso, ao qual pertencem vários cientistas, acusa Obama de ter violado as leis federais sobre a experimentação com embriões humanos, já que o Congresso, em 1995, estabeleceu que era ilegal matar embriões para fazer experiências com células estaminais.

A ordem executiva emitida pelo presidente reverteu uma proibição de seu antecessor, George W. Bush, que tinha sido criticada por dificultar a descoberta de novos tratamentos para doenças graves, como o mau de Alzheimer, Parkinson e diabetes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados