iPhone paga a quem vai ao ginásio e penaliza quem falta - TVI

iPhone paga a quem vai ao ginásio e penaliza quem falta

Ginásio

Desta vez não há desculpas para não se fazer exercício físico

«Este ano vou voltar ao ginásio», dizem muitos quando traçam os objectivos para o novo ano. A verdade é que são muitos os que desejam fazer exercício, mas são muitos também os que se desleixam e depois não o fazem.

Agora, com uma nova aplicação para o iPhone, pode se sentir pressionado e com vontade de ir. A aplicação pretende garantir que as pessoas não desistam, pagando-lhes caso façam exercício no ginásio, ou pode multar, caso não meta lá os pés.

Segundo o «The New York Times», a aplicação é simples: o utilizador compromete-se com o número de vezes por semana que irá ao ginásio. Se cumprir a «agenda» é recompensado, mas se falhar, tem que pagar.

Chama-se «Gympact» e foi desenvolvido por Yifan Zhang e Geoff Oberhofer, recém formados em Harvard, nos Estados Unidos.

«As pessoas não gostam de perder dinheiro e isso é uma forte motivação, muito mais que ganhar dinheiro», explicou Zhang.

A verdade é que com «incentivos monetários» os objectivos «são fáceis de cumprir», sustentou.

Os criadores do «Gympact» indicaram que a aplicação já tem uma taxa de sucesso de 90 por cento.

No ginásio basta fazer o «ckeck-in», através do iPhone. Mas atenção: a «ida ao ginásio» só é considerada válida se o exercício demorar pelo menos 30 minutos. Caso falte, o utilizador fica no mínimo sem cinco dólares na sua conta (cerca de 3,90 euros).

O dinheiro que for retirado da conta de quem falha os objectivos será distribuído por aqueles que «suaram» mais no ginásio.

A aplicação permite ainda, em caso de lesão ou outro motivo, alterar os planos semanais de treino.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE