Açores: descobertos moluscos com mais de 5 milhões de anos - TVI

Açores: descobertos moluscos com mais de 5 milhões de anos

Açores

A oitava expedição científica «Paleontologia em Ilhas Atlânticas» já terminou e conseguiu «resultados fabulosos»

Relacionados
A oitava expedição científica «Paleontologia em Ilhas Atlânticas», que terminou no fim-de-semana em Santa Maria, Açores, permitiu encontrar espécies novas para a ciência, maioritariamente moluscos marinhos com mais de cinco milhões de anos.

«Conseguimos resultados fabulosos», disse esta segunda-feira à Lusa o coordenador científico da expedição, Sérgio Ávila, salientando que durante os trabalhos, que decorreram entre 14 e 23 de Julho, foram também descobertas duas jazidas fósseis que não estavam cartografadas naquela ilha açoriana.

A expedição, que envolveu 24 cientistas nacionais e estrangeiros, entre os quais Jere Lipps, da Universidade de Berkeley, na Califórnia, EUA, marcou também a apresentação oficial de um dos cinco trilhos relacionados com a denominada «Rota dos Fósseis», um projecto apoiado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.

No arquipélago dos Açores apenas são conhecidos fósseis marinhos em Santa Maria, tendo o mais antigo sido datado de há cerca de cinco milhões de anos. Sérgio Ávila destacou o facto de a expedição deste ano ter permitido encontrar «quatro ou cinco espécies novas para a ciência, maioritariamente moluscos marinhos com mais de cinco milhões de anos».

Segundo este investigador da Universidade dos Açores, «terá sido esta a primeira vez que estes fósseis terão sido avistados».

Na sequência dos resultados que têm vindo a ser obtidos nestas expedições anuais, Sérgio Ávila revelou que está a ser preparada uma proposta que vai ser apresentada ao Governo Regional dos Açores «relacionada com a implantação do Paleoparque de Santa Maria».

Este projecto, que conta com o apoio da Associação Internacional de Paleontologia, permitirá «divulgar a nível internacional a ilha de Santa Maria e os seus fósseis, atribuindo-lhe uma etiqueta de qualidade».

A ilha de Santa Maria, a mais antiga dos Açores, tem cerca de uma dezena e meia de jazidas de fósseis conhecidas, datadas do final do Miocénico e do início do Pliocénico, com idades entre cinco e sete milhões de anos, além de três jazidas fossilíferas Plistocénicas, com cerca de 120 mil anos.

Em anteriores expedições, foram encontradas nesta ilha fósseis de uma nova espécie de invertebrados, dois novos registos de tubarões e outros dois de moluscos marinhos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados