Empresa de Famalicão fabrica fatos antifogo para os bombeiros - TVI

Empresa de Famalicão fabrica fatos antifogo para os bombeiros

Mas a OnWork fabrica também fardas «repelentes de sujidade», a pensar em cozinheiros ou médicos

Uma empresa que fabrica fatos antifogo para bombeiros foi a primeira a «dar o salto» da incubadora inaugurada há um ano no Centro Tecnológico das Indústrias Têxteis e do Vestuário (CITEVE), em Famalicão, disse esta quinta-feira o coordenador.

Segundo Francisco Guimarães, aquela empresa está «de malas aviadas» para Paços de Ferreira, onde se vai instalar depois de ter incubado no CITEVE.

Trata-se da OnWork, empresa responsável pelos uniformes de combate a fogos florestais recentemente entregues aos bombeiros de Carregal do Sal.

A empresa aposta também em fardas «repelentes da sujidade», como óleo ou sangue, destinadas, nomeadamente, a cozinheiros e pessoal médico. «Serão fardas mais fáceis de lavar e com pouco custo, que dispensam lixívias, com tudo o que isso significa de economia de meios e de ¿poupança¿ do meio ambiente», explicou um dos responsáveis da empresa.

Para Francisco Guimarães, a OnWork «é um caso de sucesso» da incubadora do CITEVE, que tem o nome oficial de Centro de Alto Rendimento em Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.

A incubadora tem por objetivo apoiar o nascimento de empresas inovadoras na área do têxtil e do vestuário, marcadas pela tecnologia e pela inovação. Tem sete gabinetes, dos quais seis estão ocupados.
Continue a ler esta notícia