A rede social Instagram voltou a copiar o Snapchat. Em causa estão os “face filters” – filtros para a cara –, a ferramenta mais adorada pelos utilizadores do Snapchat.

Os filtros e a opção de gravar um vídeo e publicá-lo a andar em sentido contrário são algumas das novidades do Instagram.

O Instagram partilhou uma mensagem no blogue oficial, onde afirma que esta nova ferramenta é uma forma de tornar uma “selfie normal em algo divertido”, algo que já era utilizado e conhecido no meio das redes sociais.

Também nos próprios filtros se podem notar diversas parecenças com a ferramenta que já existia no Snapchat. As orelhas de coelho e os óculos são alguns dos exemplos.

Para começar, o Instagram tem apenas oito filtros, mas promete que não ficará por aqui e que o uso destes para várias pessoas também será uma das suas breves atualizações.

Esta não foi a primeira vez que o Instagram usou ferramentas semelhantes às do Snapchat, uma vez que a própria funcionalidade Instagram Stories, onde agora se podem ver estas atualizações, é semelhante ao Snapchat.

Esta era uma das funcionalidades que mais levava os utilizadores a usar o Snapchat.

Neste momento, e pelas parecenças com as funcionalidades de outras redes sociais, o Snapchat enfrenta um decréscimo dos seus utilizadores e uma diminuição dos downloads. O mesmo não se passa com o Instagram que cresceu, segundo análise do Sensor Tower, 19% em Abril em comparação com o mês homónimo do ano passado.

À parte das cópias feitas pelo Instagram, este adicionou algumas funcionalidades, como o facto de um utilizador poder escrever uma hashtag e essa o ligar a vários conteúdos já existentes na rede social.