Uma fotografia de um grupo de tubarões a caçar alimento venceu o prémio principal da edição deste ano do concurso “Underwater photographer of the year”, que premeia as melhores fotografias captadas debaixo de água.

A imagem impressionante foi registada pelo fotógrafo Richard Barnden em pleno Oceano Pacífico, nos corais da Polinésia Francesa. Foi a grande vencedora entre cerca de 500 fotografias que foram a concurso.

“A fotografia preserva momentos e este foi um instante inesquecível”, argumentou o porta-voz do júri, Alexander Mustard.

O fotógrafo espanhol, natural de Tenerife, Eduardo Acevedo venceu na categoria de Conservação Marinha com a imagem de uma tartaruga presa numa rede de pesca de plástico.

A fotografia retrata a jornada das tartarugas que atravessam o Oceano Atlântico desde as praias do Caribe às ilhas Canárias e os obstáculos que encontram pelo caminho, como os objetos de plástico que vão parar ao mar. 

Na categoria de “Up & Coming” foi distinguida uma imagem incrível do coreano Taeyup Kim, metade captada debaixo de água, metade acima da linha de água.

A fotografia foi registada na Polinésia Francesa: mostra as palmeiras e o resort de uma praia e, na outra metade, coloridos recifes de corais.

Já o prémio de Fotógrafo Britânico Promissor foi para Malcolm Nimmo, de Plymouth, com uma fotografia tirada quando fazia snorkelling nas Ilhas Scilly.

 

Veja as melhores imagens que foram a concurso na galeria em cima.