O hi5 é a segunda expressão mais procurada pelos internautas portugueses e o site a que dedicam mais tempo. Não é de estranhar, portanto, que pais e professores se mostrem curiosos e preocupados em relação à forma como os adolescentes o usam. Para «familiarizar os adultos com esta rede realidade e ajudá-los a a promover, junto de jovens pré-adolescentes e adolescentes, a utilização em segurança de redes sociais como o hi5», Tito de Morais, Fundador do Projecto MiudosSegurosNa.Net vai realizar uma série de workshops «hi5ParaPais».

«Para muitos mais, o Hi5 é o lobo mau», disse o responsável da iniciativa, que considera que «é importante que os pais saibam o que é o Hi5, para que serve. Que o utilizem e tenham conta. O objectivo não é policiarem o que os filhos fazem, mas terem noção dos perigos e poderem alertá-los».

Nas várias sessões de esclarecimento que realiza em escolas e através dos pais inscritos no site, Tito de Morais vai tendo noção dos receios dos adultos e das histórias que correm mal com a utilização da Internet. «Os pais e professores mostram-se preocupados com a forma como os jovens se expõem. Quer as fotos ousadas que publicam, quer as informações que divulgam», explicou. «Os jovens não estão tão cientes dos riscos como os adultos e muitas vezes nem estão preparados para lidar com as consequências, e muitas vezes são brutais. Temos que ter em conta que há muitas pessoas que não são bem intencionadas».

Os perigos

«Recordo-me de um caso de um perfil falso de uma adolescente que foi criado no Hi5. Usaram as fotos dela e colocaram o número de telemóvel. Ela ficou muito abalada. Tinha medo que os amigos pensassem que ela era assim», contou o responsável.

Outro dos perigos é que «do HI5 rapidamente se passa para o Messenger, para o telemóvel e para os contactos presenciais, e não sabemos quem está do outro lado», explicou.

Tito de Morais recorda que há mecanismos de privacidade nessas redes, mas muitas vezes os jovens, sobretudo os mais novos, não os sabem usar. «É importante que os pais saibam o que podem fazer para se proteger e ensinem aos filhos», disse.

A primeira edição desta série de workshops terá lugar já no próximo dia 26 de Julho, na cidade do Porto, percorrendo depois os restantes Distritos do Continente e Regiões Autónomas. Mais informações e inscrições no site MiudosSegurosNa.Net
Sara Marques