Hacker que divulga fotos de famosas é condenado a pena de prisão - TVI

Hacker que divulga fotos de famosas é condenado a pena de prisão

Jennifer Lawrence, com "Joy", foi galardoada com o prémio de melhor atriz principal

Homem acedeu ilegalmente às contas pessoais de mais de 100 mulheres, incluindo a atriz Jennifer Lawrence, e divulgou vídeos e fotografias destas, nuas ou em situações comprometedoras

O hacker que acedeu à conta de Jennifer Lawrence e divulgou fotografias da atriz nua foi condenado a 18 meses de cadeia. Ryan Collins, de 36 anos, vive Lancaster, Pensilvânia, Estados Unidos. Foi condenado depois de aceder a mais de 100 contas pessoais da Apple e da Google e divulgar fotos e vídeos de mulheres nuas. Além de Jennifer Lawrence, outras celebridades estavam entre as vítimas. 

O hacker invadiu 50 contas da Apple iCloud e 72 do Gmail entre novembro de 2012 e setembro de 2014.

Collins enviou um email falso às vítimas, que aparentava ser da Apple ou da Google a solicitar uma atualização dos dados pessoais, como o nome de utilizador e a palavra passe. Conseguiu entrar nas contas pessoais, ter acesso às fotografias e vídeos em que as mulheres estavam nuas e estas informações foram divulgadas online.

Jennifer Lawrence foi uma das primeiras vítimas do hacker a ser identificada na Internet, através de uma fotografia nua. Para além da atriz, também Ariana Grande, Kate Upton, Kim Kardashian, Rihanna, Scarlett Johansson, Mary Elizabeth Winstead e Kirsten Dunst viram a vida íntima exposta.

 

Não há provas de que Collins tenha partilhado a informação, ou seja responsável pela sua divulgação massiva, de acordo com a informação prestada pelos advogados ao Independent.

Ryan Collins já tinha confessado o crime. É a primeira pessoa a ser condenada a pena de prisão efetiva por ligações a um caso de violação de segurança na internet.

Continue a ler esta notícia