Um email com um convite para editar no Google Docs está a ser enviado a vários utilizadores do Gmail, tratando-se de um caso de phishing.

Geralmente, o remetente é alguém qconhece da lista de contactos, o que pode induzir em erro e levar a clicar no link.

O email não é obviamente de quem diz ser, mas trata-se de um caso de phishing, uma tentativa de obter dados pessoais de alguém para os utilizar de forma fraudulenta, através de meios informáticos.

Caso receba um email de um contacto, na sua caixa de entrada do Gmail, a convidar-lhe para abrir um link do Google Documentos, não o faça. A primeira coisa a fazer é eliminar o email e assim vê-se livre de problemas.

Caso clique no link, o que acontece a seguir? Nós não queremos tentar descobrir, mas um hacker chamado Zach Latta mostra-nos através do Twitter o que acontece caso clique em “Abrir Documentos”.

 

 

Nós já tomámos medidas para proteger os nossos utilizadores contra um email personificado do Google Documentos e desativámos as contas ofensivas. Removemos as páginas falsas, fizemos atualizações através da navegação segura e a nossa equipa especializada está a trabalhar para evitar que este tipo de situações volte a acontecer. Incentivamos os nossos utilizadores a denunciarem emails de phishing no Gmail", diz a Google, em comunicado citado pela Fortune.