A promessa da oferta de vacinas contra o vírus da gripe A é o mais recente chamariz utilizado pelos «hackers» para espalhar um vírus informático. Os piratas informáticos estão a enviar um «email» em nome do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, que aponta para uma página oficial falsa do Governo norte-americano.

Os pesquisadores das empresas de segurança Symantec e AppRiver, citadas pelas Reuters, avisam que nesse site» falso o interessado é depois convidado a preencher um formulário de vacinação.

A página falsa, controlada pelos «hackers», descarrega automaticamente programas nefastos no computador da vítima. O computador contaminado é depois usado para roubar dados pessoais, atacar outros computadores e transformar a máquina num servidor de «spam».

Os especialistas começaram a detectar milhões de «spams» associados à gripe A na terça-feira, resultantes desse golpe.

Os «hackers» costumam recorrer a temas «quentes» do noticiário como chamariz para as vítimas. Nos últimos dias, já surgiram ataques relacionados com acidente de viação do jogador de golfe Tiger Woods e também com a temporada anual de compras de fim de ano.
Redação / AR