Descoberto velho mamífero carnívoro no Egito - TVI

Descoberto velho mamífero carnívoro no Egito

  • 19 abr 2017, 20:38
Hienodontes - mamífero carnívoro

Fósseis estudados pelos investigadores revelam existência de uma nova espécie de hienodontes. Viveram em todos os continentes. Em África, terão sido os maiores predadores quando desapareceram os dinossauros

Uma nova espécie dos mamíferos carnívoros extintos chamados hienodontes foi descoberta por investigadores norte-americanos através da análise de fósseis egípcios.

No trabalho publicado na revista PLOS One, os cientistas norte-americanos Matthew Borths, da Universidade de Ohio, e Erik Seiffert, da Universidade da Califórnia, mostram a análise a fósseis egípcios com 34 milhões de anos para revelar a existência de uma nova espécie de hienodonte. Chamaram-lhe "Masrasector nananubis", em homenagem a Anúbis, o deus egípcio associado à vida depois da morte.

Os hienodontes existiram em quase todos os continentes e foram antepassados dos atuais carnívoros. Viveram na Europa, África, Ásia e América do Norte. Os espécimens afro-árabes são os registos mais antigos e são por isso importantes para a compreensão da evolução da espécie.

A espécie agora divulgada tem uma anatomia craniana singular e os fósseis são os mais completos restos conhecidos do tipo de carnívoro do período Paleogeno, que vai dos 65 milhões e 500 mil anos aos 23 milhões e 30 mil anos atrás.

Os hienodontes foram os principais predadores em África após a extinção dos dinossauros, disse Matthew Borths, explicando que a pesquisa pode dar outras informações sobre a espécie e mesmo sobre a morte destes parentes afastados dos cães, gatos e hienas.

Baseados na morfologia dos ossos os investigadores concluíram que o animal era muito próximo de uma espécie “hiper-carnívora”. Era terrestre, havendo outras espécies de hienodontes que andavam nas árvores, e movia-se rapidamente.

Continue a ler esta notícia