Novas fotografias da NASA trazem mais novidades sobre Plutão - TVI

Novas fotografias da NASA trazem mais novidades sobre Plutão

Sonda New Horizons captou imagens que sugerem novos dados sobre duas luas do planeta. Material revela ainda que há uma cordilheira gelada semelhante às montanhas Apalache dos EUA

Relacionados
A NASA divulgou novas fotografias de duas das cinco luas de Plutão, Nix e Hydra, captadas pela sonda espacial New Horizons. As imagens revelam novos detalhes que estão a surpreender os cientistas.

O material recolhido pela sonda mostra que a superfície de Nix tem a forma de um feijão e apresenta uma mancha vermelha. Os cientistas acreditam que esta tonalidade avermelhada esteja relacionada com a existência de uma cratera, produzida pelo impacto de um corpo celeste.

“Já foram tirados mais dados sobre a composição de Nix, mas ainda não chegaram à Terra. Eles vão dizer-nos porque é que esta região é mais avermelhada do que espaço em redor”, afirmou uma das cientistas responsáveis pela missão espacial, Carly Howett


Mais, através das imagens os investigadores conseguiram simular a rotação de Nix e estimar o seu tamanho. Pensa-se que a lua tenha 42 quilómetros de altura e 36 de diâmetro, aproximando-se do tamanho de Hydra, ligeiramente maior, com 55 por 40 quilómetros.




Já em relação a Hydra, as imagens sugerem que o satélite está coberto de crateras e que os polos são compostos por materiais diferentes.

“Há uma semana, Hydra era apenas um ponto de luz ténue, por isso é surreal vê-lo tornar-se um sítio verdadeiro, à medida que vemos a forma e vemos pormenores da sua superfície pela primeira vez”, declarou o cientista Ted Stryk.


Os cientistas concluíram também que Kerberos e Styx são as luas mais pequenas a orbitar em torno de Plutão, mas aguardam dados mais detalhados, que deverão chegar até outubro.

Mas as novidades sobre Plutão trazidas pela sonda New Horizons não ficam por aqui.


A sonda captou imagens da superfície do planeta que sugerem a existência de uma cordilheira na região de Tombaugh, perto do planalto Sputnik, conhecido como o "coração de Plutão".

Tratam-se de elevações geladas com uma altitude entre 1 e 1,5 quilómetros e que podem ser comparadas, por isso, às montanhas Apalaches, localizadas no leste dos Estados Unidos.


Sonda New Horizons capta cordilheira no coração de Plutão [Foto: NASA]


 
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos