Morreu aos 74 anos o inventor do "copiar" e "colar" - TVI

Morreu aos 74 anos o inventor do "copiar" e "colar"

  • BC
  • 20 fev 2020, 12:46
Larry Tesler

Larry Tesler trabalhou na Xerox, Apple, Amazon e Yahoo. Foi o responsável por tornar mais simples e acessível o uso do computador pessoal

Morreu Larry Tesler, o inventor do comando que permite cortar, copiar e colar frases nos editores de texto dos computadores pessoais. 

Tesler tinha 74 anos e, segundo a BBC, começou a trabalhar em Silicon Valley - onde estão sediadas muitas das empresas de inovação tecnológica norte-americana - ainda na década de 60 do século passado.

 

Numa altura em que poucas pessoas tinham computadores, Tesler trabalhou para tornar mais simples e intuitivos os programas informáticos. 

O inventor do "copiar/colar" nasceu em Nova Iorque em 1945 e estudou na Universidade de Stanford, na California, tendo-se especializado em design de interface. Trabalhou para várias tecnológicas, tendo começado na Xerox antes de ser contratado por Steve Jobs para trabalhar na Apple, onde esteve 17 anos e chegou a investigador chefe. O comando para cortar, copiar e colar estava no primeiro Macintosh que foi lançado em 1984.

Ainda passou pela Amazon e Yahoo, mas quando deixou a Apple Tesler começou uma startup na área da educação. Morreu na segunda-feira, informou a Xerox no Twitter, numa publicação em que se lia: "O teu dia de trabalho é mais fácil por causa das ideias revolucionárias dele". 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos