Borboletas e vespas "também polinizam" - TVI

Borboletas e vespas "também polinizam"

Exposição de borboletas em Londres

Estudo diz que há outros insetos, frequentemente ignorados e que podem ser uma alternativa ao declínio das abelhas

Muitos insetos, como borboletas e vespas, são importantes polinizadores, frequentemente ignorados e que podem ser uma alternativa ao declínio das abelhas, refere um estudo hoje divulgado.

As culturas de manga, quivi ou de café não dependem das abelhas, mas do voo das borboletas, besouros, vespas e das formigas para a polinização, determina o estudo da Academia Americana de Ciências.
 

“Os cientistas ainda não exploraram suficientemente o papel de outros insetos que não o das abelhas na polinização”, disse Margie Mayfield, da Universidade de Queensland, na Austrália, uma das coautoras do estudo.


Esta dependência da polinização das culturas apenas pelas abelhas é uma estratégia arriscada, afirmou a pesquisadora, referindo-se ao misterioso fenómeno de desaparecimento em massa das abelhas.

“Outros insetos que polinizam as colheitas são, portanto, um seguro contra o declínio das populações de abelhas observado em todo o mundo”, considerou, aconselhando mudanças nas práticas agrícolas, incluindo o fim do uso de certos pesticidas.

O estudo concluiu que os outros insetos polinizadores fazem entre 25 e 50% do número total de visitas às flores.

A polinização por abelhas representa mais de 15 mil milhões de dólares anuais nas culturas agrícolas nos Estados Unidos, incluindo frutas e vegetais.

Segundo uma estimativa recente do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, 42% das colmeias desapareceram entre 2014-2015.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos